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Aula 8 - Novidades vindo ai!
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Aula 8 - Novidades vindo ai!
Eae pessoal nesta aula eu vim trazer uma novidade para vocês...São as variáveis .
Bom vou explicar a vocês desse jeito,do mesmo jeito que eu aprendi.O método do relógio
Oque são as variáveis caso ficou meio confuso(como eu):
Variáveis são como um pendrive ou memoria do pc(noot book) onde você coloca a informação que quiser basicamente textos e números.
No mundo das variáveis existem 2 tipos de vars principais,as variáveis locais e variáveis globais.
Variáveis locais:
As variáveis locais são variáveis que são criadas e usadas por cada obj separadamente e que para se usadas em outro obj será necessário índex, com a vantagem de que cada obj pode ter a mesma var só que trabalhada separadamente, isto é, cada uma em seu obj(CADA UMA EM UM OBJ TENDERÃO?).
Variáveis Globais:
As variáveis globais são criadas em um obj e todos podem usar sem a necessidade de uma índex mas se você alterar seu valor em um obj você altera em todos ao mesmo tempo.
Bom agora vamos abrir a aula anterior.provavelmente deve estar assim:
Agora nos vamos usar o evento CREATE esse é um evento que quando você abre o jogo os comandos que colocou irão abrir rápido!(primeiro evento executado)
Vamos adicionar um execute code veja como vamos fazer no gif abaixo:
ATENÇÃO: cuidado com maiúsculo e minúsculo na hora de criar os nomes de suas variáveis porque o GM reconhece isso e o melhor seria você adotar um padrão escrever de minúsculo sempre/pois 100% terá certeza que ira funfar com letras minusculas\.
Prontinho,acabamos de fazer a nossa primeira variável e ela vai controlar a velocidade do nosso obj_bola.vocês devem tar se perguntando como né?
Vá ate o script no evento step e nele troque todos os 5 por velocidade.
Assim:
Agora quando você apertar um botão o script somara o valor de velocidade as coordenadas de nossa bola. Agora teste o jogo você vera que não mudou praticamente nada em nosso jogo, mas agora que vem à parte interessante que é o facil editamento como posso dizer.. alterar o VELOCIDADE = 15 dai ele ja ficara mais rápido veja:
Vá ao create e mude o valor da velocidade para 15 ou 30, E veja como fica.depois para ficar normal é so por 5 dinovo
Isso é só uma das muitas utilidades das vars .
Agora vou mostrar porque aquele evento, code fez ele se mover!
Aperte a campainha.
Você provavelmente quando pensava em apertar um botão pensava nele como se fosse uma campainha.
Uma campainha quando apertada toca um som enquanto é pressionada e após soltar o botão o som para(SÃO 3 SONS, INICIANDO,BEMMMMMMMMMMM,TERMINANDO). Então basicamente são duas posições:
Assim quando ele anda:
keyboard_check_pressed = quando você aperta o botão
keyboard_check = enquanto você esta apertando o botão
keyboard_check_released = e quando você solta o botão
Vamos fazer um assimilar a campainha,quando nos clicarmos e vai devagarzinho e depois vai pegando velocidade..
Volte na aula anterior e modifique o script de movimentação que criamos para esse novo.
E aumente a velocidade para 30.
Eae,oque acharam?qual a diferença?Espero que me digam
Xau pessoal até a próxima aula!
!RICKTUTORS!
Bom vou explicar a vocês desse jeito,do mesmo jeito que eu aprendi.O método do relógio
- Spoiler:
veja bem no jogo que você criara no GM fosse um relógio as sprites seriam os ponteiros,os ponteiros são as partes que agente consegue observa(e sem os ponteiros nos não iriamos saber a hora)assim como as sprites(sem elas você não vai conseguir definir o objeto,oque ele é onde está), o script e como se fosse a estrutura dele a parte por trais do mostrador onde você não esta vendo(onde á comando que ajudando o funcionamento do jogo como o relógio), e as variáveis são as engrenagens que sozinha não fazem nada por isso que a estrutura o script da sustentação e direciona para fazer seu serviço e o resultado você vê na tela ou no Mostruário.
Oque são as variáveis caso ficou meio confuso(como eu):
Variáveis são como um pendrive ou memoria do pc(noot book) onde você coloca a informação que quiser basicamente textos e números.
No mundo das variáveis existem 2 tipos de vars principais,as variáveis locais e variáveis globais.
Variáveis locais:
As variáveis locais são variáveis que são criadas e usadas por cada obj separadamente e que para se usadas em outro obj será necessário índex, com a vantagem de que cada obj pode ter a mesma var só que trabalhada separadamente, isto é, cada uma em seu obj(CADA UMA EM UM OBJ TENDERÃO?).
Variáveis Globais:
As variáveis globais são criadas em um obj e todos podem usar sem a necessidade de uma índex mas se você alterar seu valor em um obj você altera em todos ao mesmo tempo.
Bom agora vamos abrir a aula anterior.provavelmente deve estar assim:
Agora nos vamos usar o evento CREATE esse é um evento que quando você abre o jogo os comandos que colocou irão abrir rápido!(primeiro evento executado)
Vamos adicionar um execute code veja como vamos fazer no gif abaixo:
- Spoiler:
- Código:
velocidade = 5
ATENÇÃO: cuidado com maiúsculo e minúsculo na hora de criar os nomes de suas variáveis porque o GM reconhece isso e o melhor seria você adotar um padrão escrever de minúsculo sempre/pois 100% terá certeza que ira funfar com letras minusculas\.
Prontinho,acabamos de fazer a nossa primeira variável e ela vai controlar a velocidade do nosso obj_bola.vocês devem tar se perguntando como né?
Vá ate o script no evento step e nele troque todos os 5 por velocidade.
Assim:
- Spoiler:
- Código:
if keyboard_check(vk_up){y -= velocidade}
if keyboard_check(vk_down){y += velocidade}
if keyboard_check(vk_left){x -= velocidade}
if keyboard_check(vk_right){x += velocidade}
Agora quando você apertar um botão o script somara o valor de velocidade as coordenadas de nossa bola. Agora teste o jogo você vera que não mudou praticamente nada em nosso jogo, mas agora que vem à parte interessante que é o facil editamento como posso dizer.. alterar o VELOCIDADE = 15 dai ele ja ficara mais rápido veja:
Vá ao create e mude o valor da velocidade para 15 ou 30, E veja como fica.depois para ficar normal é so por 5 dinovo
Isso é só uma das muitas utilidades das vars .
Agora vou mostrar porque aquele evento, code fez ele se mover!
Aperte a campainha.
Você provavelmente quando pensava em apertar um botão pensava nele como se fosse uma campainha.
Uma campainha quando apertada toca um som enquanto é pressionada e após soltar o botão o som para(SÃO 3 SONS, INICIANDO,BEMMMMMMMMMMM,TERMINANDO). Então basicamente são duas posições:
Assim quando ele anda:
keyboard_check_pressed = quando você aperta o botão
keyboard_check = enquanto você esta apertando o botão
keyboard_check_released = e quando você solta o botão
Vamos fazer um assimilar a campainha,quando nos clicarmos e vai devagarzinho e depois vai pegando velocidade..
Volte na aula anterior e modifique o script de movimentação que criamos para esse novo.
- Código:
if keyboard_check_pressed(vk_up){y -= velocidade}
if keyboard_check_pressed(vk_down){y += velocidade}
if keyboard_check_released(vk_left){x -= velocidade}
if keyboard_check_released(vk_right){x += velocidade}
E aumente a velocidade para 30.
Eae,oque acharam?qual a diferença?Espero que me digam
Xau pessoal até a próxima aula!
!RICKTUTORS!
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Data de inscrição : 07/08/2013
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