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Aula 4 - Aprendendo X e Y
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Aula 4 - Aprendendo X e Y
Nesta aula vou mostrar como funciona X e Y:esmeraulda ver
Nível: 11 ANOS(+) ou se tiver 10, pode tentar aprender também ^^
X e Y
Se você já passou pela 6ª serie ou 6ºANO e teve aula de matemática você deve ter ouvido falar em plano cartesiano com suas formulas e linhas, isto é, gráficos, um exemplo básico é esse:
Quanto maior o número no eixo Y mais alto ele esta e quanto maior o numero e no eixo X mais pra direita ele estará. Tudo isso é valido na matemática porque nos computadores não é bem assim que funciona, veja como ficaria o plano cartesiano no computador:
Bom Como você pode ver o Y inverte, o - Y passa a ser mais alto do que o Y
Como se fosse assim:
NÃO NO GameMaker:
Y(ele positivo) = O objeto vai subir
-Y(ele negativo) = O objeto vai descer
NO GameMaker:
Y(ele positivo) = O objeto vai descer
-Y(ele negativo) = O objeto vai subir
tipo:
Obrigado,espero que tenham entendido. :formado: Iremos usa-lo muito! :formado:
!RICKTUTORS!
Nível: 11 ANOS(+) ou se tiver 10, pode tentar aprender também ^^
X e Y
Se você já passou pela 6ª serie ou 6ºANO e teve aula de matemática você deve ter ouvido falar em plano cartesiano com suas formulas e linhas, isto é, gráficos, um exemplo básico é esse:
Quanto maior o número no eixo Y mais alto ele esta e quanto maior o numero e no eixo X mais pra direita ele estará. Tudo isso é valido na matemática porque nos computadores não é bem assim que funciona, veja como ficaria o plano cartesiano no computador:
Bom Como você pode ver o Y inverte, o - Y passa a ser mais alto do que o Y
Como se fosse assim:
NÃO NO GameMaker:
Y(ele positivo) = O objeto vai subir
-Y(ele negativo) = O objeto vai descer
NO GameMaker:
Y(ele positivo) = O objeto vai descer
-Y(ele negativo) = O objeto vai subir
tipo:
- Spoiler:
- Quanto maior o número no eixo X mais pra direita esta, isto continua a mesma coisa, e quanto maior o número no eixo Y mais baixo ele estará, isso mudou porque ele toma referencia o canto direito superior da tela para posicionar seus objs e para não ficar com um número positivo e outro negativo eles resolveram inverter o eixo Y, agora na pra posicionar seus objs na tela tenha muito cuidado porque quanto mais alto na tela você os quer, menor o número que deve usar.
Obrigado,espero que tenham entendido. :formado: Iremos usa-lo muito! :formado:
!RICKTUTORS!
rickelme.dias- Mensagens : 10
Data de inscrição : 07/08/2013
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