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Aula 8 - Novidades vindo ai!

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Mensagem por rickelme.dias Qua 7 Ago - 13:46:25

Eae pessoal nesta aula eu vim trazer uma novidade para vocês...São as variáveis Rolling Eyes . 


Bom vou explicar a vocês desse jeito,do mesmo jeito que eu aprendi.O método do relógio




Spoiler:



Oque são as variáveis caso ficou meio confuso(como eu):
Variáveis são como um pendrive ou memoria do pc(noot book) onde você coloca a informação que quiser basicamente textos e números.


No mundo das variáveis existem 2 tipos de vars principais,as variáveis locais e variáveis globais.


Variáveis locais:
As variáveis locais são variáveis que são criadas e usadas por cada obj separadamente e que para se usadas em outro obj será necessário índex, com a vantagem de que cada obj pode ter a mesma var só que trabalhada separadamente, isto é, cada uma em seu obj(CADA UMA EM UM OBJ TENDERÃO?).


Variáveis Globais:
As variáveis globais são criadas em um obj e todos podem usar sem a necessidade de uma índex mas se você alterar seu valor em um obj você altera em todos ao mesmo tempo.


Bom agora vamos abrir a aula anterior.provavelmente deve estar assim:


Aula 8 - Novidades vindo ai! Comoestavajj4


Agora nos vamos usar o evento CREATE esse é um evento que quando você abre o jogo os comandos que colocou irão abrir rápido!(primeiro evento executado) 


Vamos adicionar um execute code veja como vamos fazer no gif abaixo:


Spoiler:



Código:
velocidade = 5


ATENÇÃO: cuidado com maiúsculo e minúsculo na hora de criar os nomes de suas variáveis porque o GM reconhece isso e o melhor seria você adotar um padrão escrever de minúsculo sempre/pois 100% terá certeza que ira funfar com letras minusculas\.


Prontinho,acabamos de fazer a nossa primeira variável e ela vai controlar a velocidade do nosso obj_bola.vocês devem tar se perguntando como né?
Vá ate o script no evento step e nele troque todos os 5 por velocidade.
Assim:


Spoiler:



Código:
if keyboard_check(vk_up){y -= velocidade}
if keyboard_check(vk_down){y += velocidade}
if keyboard_check(vk_left){x -= velocidade}
if keyboard_check(vk_right){x += velocidade}


Agora quando você apertar um botão o script somara o valor de velocidade as coordenadas de nossa bola. Agora teste o jogo você vera que não mudou praticamente nada em nosso jogo, mas agora que vem à parte interessante que é o facil editamento como posso dizer.. alterar  o VELOCIDADE = 15 dai ele ja ficara mais rápido veja: 


Vá ao create e mude o valor da velocidade para 15 ou 30, E veja como fica.depois para ficar normal é so por 5 dinovo


Isso é só uma das muitas utilidades das vars .  rabbit 


Agora vou mostrar porque aquele evento, code fez ele se mover!


Aperte a campainha.
Você provavelmente quando pensava em apertar um botão pensava nele como se fosse uma campainha.
Uma campainha quando apertada toca um som enquanto é pressionada e após soltar o botão o som para(SÃO 3 SONS, INICIANDO,BEMMMMMMMMMMM,TERMINANDO). Então basicamente são duas posições:


Assim quando ele anda:


keyboard_check_pressed = quando você aperta o botão
keyboard_check = enquanto você esta apertando o botão
keyboard_check_released = e quando você solta o botão


Vamos fazer um assimilar a campainha,quando nos clicarmos e vai devagarzinho e depois vai pegando velocidade..
Volte na aula anterior e modifique o script de movimentação que criamos para esse novo.


Código:
if keyboard_check_pressed(vk_up){y -= velocidade}
if keyboard_check_pressed(vk_down){y += velocidade}
if keyboard_check_released(vk_left){x -= velocidade}
if keyboard_check_released(vk_right){x += velocidade}


E aumente a velocidade para 30. 


Eae,oque acharam?qual a diferença?Espero que me digam Very Happy


Xau pessoal até a próxima aula! 

Aula 8 - Novidades vindo ai! 1066189580 !RICKTUTORS!

rickelme.dias

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Aula 8 - Novidades vindo ai! Empty Re: Aula 8 - Novidades vindo ai!

Mensagem por claus Qua 14 Ago - 11:00:58

Legal,eu nao sou mt de usar variaves globais mas elas sao bem uties Smile
claus
claus

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