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Aula 7 - Vars...Aii sim!!!

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Aula 7 - Vars...Aii sim!!!

Mensagem por rickelme.dias em Qua 7 Ago - 13:31:28

 Nesta aula vou mostrar codigos a vocês,e a inteligencia do GM de intender algo sem sentido para agente!


Um exemplo disso seria assim:


Código:
Se cor_do_carro = preto {frase = Meu carro é preto!}



Mais e se ele não for da cor que eu queria?


Código:
Se cor_do_carro = preto {
Código:

frase = Meu carro é preto!}
Se não cor_do_carro = preto {
frase = Meu carro não é da cor que eu queria.}









É uma coisa facil de entender, Primeiramente a pergunta depois vem a resposta confirmada e por ultimo a resposta alternativa.


se agente coloca-se em portugês concerteza o GM não entenderia nada porque existem os comandos certos para cada coisa estão vamos traduzir(COMO EU DISSE O INGLÊS ESTA CHEGANDO NA NOSSA VIDA DE GAME MAKER!):


Se = if (do inglês: se) = afirmando
Se não = else (do inglês: se não) =  negando


Então nosso carro ficaria assim


if cor_do_carro = preto {
frase = “Meu carro é preto!”}
else cor_do_carro = preto {
frase = “Meu carro não é da cor que eu queria.”}


Se você fizer assim lá no GM vai dar certo.


Quando se faz perguntas podemos usar esses meios de comunicaçao com o GM:
__________________
=       igual             
>         maior
<           menor
!=       diferente
>=         maior ou igual
<=     menor ou igual


Vamos ver oque vamos fazer agr com o nosso carrinho coitado...






Código:
if valor_do_carro <= 1000 {







Código:

frase = “Vou compra meu carro”}
else valor_do_carro <= 1000 {
frase = “Ainda não tenho dinheiro suficiente”}









Podemos testar mais de uma variável de uma vez só com duas outras palavras E e OU:


No Game Maker,eles são utilizados assim:


E = and
OU = or


Vamos ver a diferença entre eles!


Usando AND




Código:
if cor_do_carro = preto and valor_do_carro <= 1000 {







Código:

frase = “Vou compra o carro que eu quero”}
else cor_do_carro = preto and valor_do_carro <= 1000 {
frase = “Só to dando uma olhada”}









Usando OR


Código:
if cor_do_carro = preto or valor_do_carro <= 1000 {







Código:

frase = “Gostei desse carro”}
else{
frase = “Desse eu não gostei”}









Agora ja aprendemos um pouco de if,else..


Bom agora,na aula anterior aprendemos a por movimentação,abra a aula vamos apagar tudo!


Veja no GIF como se faz


Spoiler:





Código:
if keyboard_check(vk_up){y -= 5}







Código:

if keyboard_check(vk_down){y += 5}
if keyboard_check(vk_left){x -= 5}
if keyboard_check(vk_right){x += 5}









Na proxima aula vamos entender oque esta escrito ali em cima, Ouhuon essa deu até sono '-'

 !RICKTUTORS!

  

rickelme.dias

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Re: Aula 7 - Vars...Aii sim!!!

Mensagem por claus em Sab 10 Ago - 19:05:29

legal vc e mt bom com tutoriais e.e

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claus

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