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Aula 4 - Aprendendo X e Y

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Aula 4 - Aprendendo X e Y

Mensagem por rickelme.dias em Qua 7 Ago - 12:59:44

 Nesta aula vou mostrar como funciona X e Y:esmeraulda ver 


Nível: 11 ANOS(+) ou se tiver 10, pode tentar aprender também ^^


X e Y 


Se você já passou pela 6ª serie ou 6ºANO e teve aula de matemática você deve ter ouvido falar em plano cartesiano com suas formulas e linhas, isto é, gráficos, um exemplo básico é esse:





Quanto maior o número no eixo Y mais alto ele esta e quanto maior o numero e no eixo X mais pra direita ele estará. Tudo isso é valido na matemática porque nos computadores não é bem assim que funciona, veja como ficaria o plano cartesiano no computador:



Bom Como você pode ver o Y inverte, o - Y passa a ser mais alto do que o Y


Como se fosse assim:


NÃO NO GameMaker:
Y(ele positivo) = O objeto vai subir
-Y(ele negativo) = O objeto vai descer 
NO GameMaker:
Y(ele positivo) = O objeto vai descer
-Y(ele negativo) = O objeto vai subir


tipo:
Spoiler:
Quanto maior o número no eixo X mais pra direita esta, isto continua a mesma coisa, e quanto maior o número no eixo Y mais baixo ele estará, isso mudou porque ele toma referencia o canto direito superior da tela para posicionar seus objs e para não ficar com um número positivo e outro negativo eles resolveram inverter o eixo Y, agora na pra posicionar seus objs na tela tenha muito cuidado porque quanto mais alto na tela você os quer, menor o número que deve usar.



Obrigado,espero que tenham entendido.   :formado: Iremos usa-lo muito!  :formado: 



 !RICKTUTORS!

rickelme.dias

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Re: Aula 4 - Aprendendo X e Y

Mensagem por claus em Qua 14 Ago - 11:07:06

Legal,bom tutorial,o game maker é errodo matematicamente falando troll

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claus

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