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Tuto de acelaraçao
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Tuto de acelaraçao
Bem gente eu ensinar hoje vou ensinar como fazer acelaraçao para quem nao sabe como:
1.Assumindo que voce ja tem o sonic e chao configurados vamos começar:
Adicione um Create Event
Create event:
va a aba "control" e escolha a açao "execute code" e escreva:
CÓDIGO:
acelaraçao = 0 ;
Explicando:
Quando o objSonic é criado o valor de acelaraçao dele vai ser zero
2.Adicione um Step Event
Outra vez va a aba control e adicione a açao "execute code" e escreva
CÓDIGO:
if acelaraçao = 1
{
sprite_index = spr_sonic_andando
}
if acelaraçao = 70
{
sprite_index = spr_sonic_correndo
}
if acelaraçao = 140
sprite_index = spr_sonic_velocidade_maxima
3.Clique no butao para adicionar eventos va a Keyboard e escolha left
ponha açao "set vertical speed" e para valor ponha -0.1 e marque a caixa que diz relative
Escolha a açao teste variable e para valor ponha
Variable: acelaraçao
value: 140
operation: equal to
e escolha a açao start of a block (uma setinha a apontar para cima)
se quiser por algum efeito(ex:fumo) ponha-o aqui e escolha a açao "end of a block"(uma setinha cinzenta a apontar para baixo"
Depois ponha a açao set variable e ponha:
Variable: acelaraçao
value: 1
Clique no butao para adicionar eventos va a Keyboard e escolha right
ponha açao "set vertical speed" e para valor ponha 0.1 e marque a caixa que diz relative
Escolha a açao teste variable e para valor ponha
Variable: acelaraçao
value: 140
operation: equal to
e escolha a açao start of a block (uma setinha a apontar para cima)
se quiser por algum efeito(ex:fumo) ponha-o aqui e escolha a açao "end of a block"(uma setinha cinzenta a apontar para baixo"
Depois ponha a açao set variable e ponha:
Variable: acelaraçao
value: 1
5.clique no butao de adicionar eventos e escolha "key release" e escolha left
Ponha a açao "horizontal speed"(uma setinha vermelha a apontar para baixo) e para valor ponha 0
Depois ponha a açao set variable e ponha:
Variable: acelaraçao
value: 0
Escolha a açao "change sprite"
e escolha o sprite Sonic_parado
6.clique no butao de adicionar eventos e escolha "key release" e escolha right
Ponha a açao "horizontal speed"(uma setinha vermelha a apontar para baixo) e para valor ponha 0
Depois ponha a açao set variable e ponha:
Variable: acelaraçao
value: 0
Escolha a açao "change sprite"
e escolha o sprite Sonic_parado
7.Clique para adicionar eventos e va a key press e escolha left
ponha a açao "execute code" e escreva:
CÓDIGO:
image_xscale = -1
8.Clique para adicionar eventos e va a key press e escolha right
ponha a açao "execute code" e escreva:
CÓDIGO:
image_xscale = 1
e depois va aonde diz "mask" (um pouco embaixo da caixa que diz o sprite do objecto)
e escolha o sprite Sonic_parado
Pronto agora para alem de acelarar o sonic tambem muda a direçao do sprite dependendo da direçao
1.Assumindo que voce ja tem o sonic e chao configurados vamos começar:
Adicione um Create Event
Create event:
va a aba "control" e escolha a açao "execute code" e escreva:
CÓDIGO:
acelaraçao = 0 ;
Explicando:
Quando o objSonic é criado o valor de acelaraçao dele vai ser zero
2.Adicione um Step Event
Outra vez va a aba control e adicione a açao "execute code" e escreva
CÓDIGO:
if acelaraçao = 1
{
sprite_index = spr_sonic_andando
}
if acelaraçao = 70
{
sprite_index = spr_sonic_correndo
}
if acelaraçao = 140
sprite_index = spr_sonic_velocidade_maxima
3.Clique no butao para adicionar eventos va a Keyboard e escolha left
ponha açao "set vertical speed" e para valor ponha -0.1 e marque a caixa que diz relative
Escolha a açao teste variable e para valor ponha
Variable: acelaraçao
value: 140
operation: equal to
e escolha a açao start of a block (uma setinha a apontar para cima)
se quiser por algum efeito(ex:fumo) ponha-o aqui e escolha a açao "end of a block"(uma setinha cinzenta a apontar para baixo"
Depois ponha a açao set variable e ponha:
Variable: acelaraçao
value: 1
Clique no butao para adicionar eventos va a Keyboard e escolha right
ponha açao "set vertical speed" e para valor ponha 0.1 e marque a caixa que diz relative
Escolha a açao teste variable e para valor ponha
Variable: acelaraçao
value: 140
operation: equal to
e escolha a açao start of a block (uma setinha a apontar para cima)
se quiser por algum efeito(ex:fumo) ponha-o aqui e escolha a açao "end of a block"(uma setinha cinzenta a apontar para baixo"
Depois ponha a açao set variable e ponha:
Variable: acelaraçao
value: 1
5.clique no butao de adicionar eventos e escolha "key release" e escolha left
Ponha a açao "horizontal speed"(uma setinha vermelha a apontar para baixo) e para valor ponha 0
Depois ponha a açao set variable e ponha:
Variable: acelaraçao
value: 0
Escolha a açao "change sprite"
e escolha o sprite Sonic_parado
6.clique no butao de adicionar eventos e escolha "key release" e escolha right
Ponha a açao "horizontal speed"(uma setinha vermelha a apontar para baixo) e para valor ponha 0
Depois ponha a açao set variable e ponha:
Variable: acelaraçao
value: 0
Escolha a açao "change sprite"
e escolha o sprite Sonic_parado
7.Clique para adicionar eventos e va a key press e escolha left
ponha a açao "execute code" e escreva:
CÓDIGO:
image_xscale = -1
8.Clique para adicionar eventos e va a key press e escolha right
ponha a açao "execute code" e escreva:
CÓDIGO:
image_xscale = 1
e depois va aonde diz "mask" (um pouco embaixo da caixa que diz o sprite do objecto)
e escolha o sprite Sonic_parado
Pronto agora para alem de acelarar o sonic tambem muda a direçao do sprite dependendo da direçao
Re: Tuto de acelaraçao
Olha gabriel, primeiro que o "Ç" é um símbolo considerado desconhecido pelo game maker. E segundo que tem muita velocidade no seu tuto 20 já basta pro máximo. terceiro que não é necessário uma variavel para a velocidade, pois o game maker já oferece a hspeed. +5 Rings
Sonic_Balla- Mensagens : 443
Data de inscrição : 11/02/2012
Idade : 24
Localização : casa
Re: Tuto de acelaraçao
Sim oferece a hspeed cara, porem a falhas e por isso existe esse comando de variáveis.
Na verdade existem muitas formas de se fazer uma aceleração no game maker. O Tuto dele foi como todos os outros mas mostro uma forma diferente de fazer aceleração sem a hspeed. Como eu disse em certos momentos esse comando falha no game maker e você tem que recorrer a comandos mais complexos. (Eu teria dado 10 rings mano isso não foi justo!)
Na verdade existem muitas formas de se fazer uma aceleração no game maker. O Tuto dele foi como todos os outros mas mostro uma forma diferente de fazer aceleração sem a hspeed. Como eu disse em certos momentos esse comando falha no game maker e você tem que recorrer a comandos mais complexos. (Eu teria dado 10 rings mano isso não foi justo!)
Re: Tuto de acelaraçao
MAL AE GABRIEL eu cheguei ontem com apenas 20 min e não deu tempo pra analizar o tuto detalhadamente. + 15 rings e também volto a repitir que não é nessessário criar um variavel para mudar de sprite até mais ^^
Sonic_Balla- Mensagens : 443
Data de inscrição : 11/02/2012
Idade : 24
Localização : casa
Re: Tuto de acelaraçao
cara ficava dando erros
jester the hedgehog- Mensagens : 33
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 24
Re: Tuto de acelaraçao
na verdade fica, mas tem uma engine de aceleração feita por mim em engines e muitas outras garanto que vai te ajudar ^^
off: https://sonicuniversegamemak.forumeiros.com/t11-regras-do-forum
off: https://sonicuniversegamemak.forumeiros.com/t11-regras-do-forum
Sonic_Balla- Mensagens : 443
Data de inscrição : 11/02/2012
Idade : 24
Localização : casa
Re: Tuto de acelaraçao
e pq eu tenho game maker 8.1
jester the hedgehog- Mensagens : 33
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 24
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